quarta-feira, 15 de outubro de 2008

ATIVIDADE 2 - Leitura comparativa de obras de arte




Observe a obra "O Nascimento de Vênus", de Sandro Botticelli (figura I) , e a versão para o mesmo tema de Di Cavalcanti (figura II).
Vênus é a deusa da beleza, mas cada artista expressou sua própria concepção de beleza.

a) Faça um levantamento das semelhanças e diferenças entre as duas obras. Para isso, considere não só as imagens de Vênus, mas outros elementos das pinturas.

b) Os grupos deverão registrar suas observações em um texto e postar até o dia:
  • 3A - 26/10
  • 3B - 30/10
  • 3C - 29/10
  • 3D - 30/10

39 comentários:

Débora Guedes disse...

A figura da Vênus de Sandro Botticelli é magra com o corpo esbelto com a cor da pele extremamente cabelos ruivos longos com sensação de movimento, está sobre uma concha com se fosse uma pérola, a concha sobre um mar límpido, ao fundo um céu claro com algumas nuvens arvores ao lado da pintura. Ao lado da Vênus anjos voam e uma mulher segura um pano esvoaçante. As cores utilizadas na obras são em grande parte frias com alguns detalhes em cores quentes.A Vênus de Di Cavalcanti tem um corpo não tão esbelto nem tão magro, com formas mais arredondadas, sua cor de pele é mais escura, seus cabelos curtos e ruivos também, está deitada no colo se uma mulher com a cor mais escura e rodeada por duas outra mulheres negras ao fundo a imagem do mar de longe e o céu escuro. A obra tem cores mais quentes do que frias.

DÉBORA E GABRIELLA 3C

Unknown disse...

Camilla Bastos
Camila Gabriela 3º C
Daniela Peixoto
Renata Uchôa

A primeira obra, "Nascimento de Vênus" de Botticelli, é uma pintura renascentista, com um aspecto mais clássico. O autor utilizou traços finos, cores claras e frias. Ela tem um aspecto angelical, onde as duas mulheres e o homem parecem estar voando. Já a segunda obra tem os traços mais grossos, cores fortes e quentes, e é uma pintura mais moderna. O pintor diversifica o jeito de cada mulher, onde uma é negra, a outra é branca, a outra morena, etc. Porém as duas obras mostram perfeitamente a mulher em destaque, dando ênfase à sua beleza.

Poiética disse...

ATIVIDADE 2

Sandro Botticelli foi um pintor italiano do começo do Renascimento. Tal período foi caracterizado por diversas transformações, pois assinalava o fim da Idade Média. Desta forma, trata-se de uma fase de transição. O termo Renascimento foi empregado em virtude da redescoberta e revalorização das referências culturais da antigüidade clássica. Percebe-se claramente esse engajamento em restaurar os moldes gregos e romanos nas artes visuais em Botticelli por meio da obra “O Nascimento de Vênus”. A pintura representa a deusa Vênus emergindo do mar como uma mulher adulta, conforme descrito na mitologia grega. Os moldes de beleza cultuados na antigüidade eram retratados fielmente na obra do italiano, o que pode ser comprovado através da pose de Vênus de Botticelli que remete à Vênus de Medici, uma escultura de mármore da antiguidade clássica que integrava a coleção dos Médici e que Botticelli teve a oportunidade de estudar.

Reproduções e variações da obra de Botticelli ocorrem com certa freqüência nas propagandas e no cinema. No Brasil, por exemplo, o pintor carioca Di Cavalcanti (idealizador da Semana de Arte Moderna) fez uma variação de tal obra em 1940. Como Di Cavalcanti declarou ser um admirador da mulher brasileira, "soube revelar o rosado recôndito das mulatas" e isso é visivelmente perceptível em sua versão de O Nascimento de Vênus. Já longe da influência do Renascimento e envolto ao Modernismo dos anos 1920, sua obra tem características brasileiras, como pode-se ver no próprio modelo de beleza empregado pelo pintor. Vênus é retratada, assim como as outras mulheres existentes na obra, como uma mulher mais morena, de carnes fartas e dotes corporais mais avantajados, enquanto a Vênus de Botticelli segue a influência da concepção de beleza dos gregos e romanos antigos.

Alunas 3ºB: Poíesis, Natália Orion, Carol & Maria Fernanda.

titali disse...

Por mais que possamos morar em uma cidade grande, com certeza haverá muitos lugares em que ainda não conhecemos na própria cidade. Então formamos uma rotina, na qual passamos pelos mesmos lugares todos os dias, e prestamos atenção nas mesmas coisas, e até algumas passam despercebidas por nós, por ser simplesmente algo insignificante.
Qualquer mudança nessa paisagem já despertará uma curiosidade. Tanto sendo essa mudança exagerada ou mais "reservada". Nós, seres humanos, não fomos feitos para ficar na rotina, embora muitos façam disso um hobby, nós devemos mudar de hábitos, do jeito de pensar e agir. Nada como uma nova paisagem com um simples objeto para despertar e alimentar nossa criatividade.


Lilian Patrícia
Cristina Battirola
Thayanne dos Santos

Turma: 3B

titali disse...
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Robert Mapplethorpe disse...

apesar de serem obras distintas possuem várias características em comum, como a utilização das cores e traços. na primeira obra os traços são mais finos e delicados enquanto o segundo a utilização de traços mais fortes e cores mais intensas formam a obra menos delicada.
A primeira obra passa uma sensação mais calma e angelical do que a segunda que é mais forte e intensa passando um sensação de dor e tristeza.

Patrícia Floriano
Raissa de oliveira
3° B

Daniela disse...
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Daniela disse...

As principais semelhanças entre Botticelli e Di Cavalcanti é a centralização de Vênus e suas características físicas como a pele clara e os cabelos ruivos, o horizonte (linha de fundo) e o ambiente marítimo. As mudanças começam com os corpos mais robustos e o tom de pele mais escuro, do de Di Cavalcante, em contraste com os traços finos e os corpos longos e esbeltos do segundo quadro. Vênus ainda possui a pele clara em comparação as outras figuras do mesmo quadro-que são negras-, mas quando se compara com o quadro de Botticelli o tom de bege é muito mais escuro, assim como todos os outros elementos do quadro. Enquanto Botticelli se utiliza de um ambiente mais espaçado, com as figuras humanas igualmente espaçadas, Di Cavalcante enquadra a mulheres se utilizando de um pano em baixo de Vênus que representa a concha do primeiro quadro – com cores parecidas.
Nas figuras humanas no primeiro quadro, duas delas são aladas e apesar da nudez, todas as partes intimas são tampadas, a Vênus, por exemplo, usa a mão direita para tampar os seios e a esquerda para tampar a genitália, enquanto Di Cavalcanti, apesar de também fazer Vênus tampando a genitália, a mão direita deixa os seios à mostra e não há figuras aladas.
Em relação a idéias passada, o primeiro quadro expressa um endeusamento da imagem igualando Vênus a uma pérola, já a cena de Di Cavalcante transmite uma idéia mais cotidiana da mesma cena.
Daniela e Fabrício 3° B

Anônimo disse...

A obra "O Nascimento de Vênus", de Sandro Botticelli (figura I), e a versão para o mesmo tema de Di Cavalcanti (figura II), possuem diferentes concepções para beleza; no caso da figura 1, o artista desenha uma mulher magra, branca, traços finos, cabelo longo ruivo. Ao representá-la em primeiro plano, completamente despida, traz um ar de sensualidade, e tambem angelicalonde os que estao ao seu lado parecem estar voando; a obra possue mais cores fria e clarasa lem de ser uma obra renascentista. Já na figura 2, o artista desenha uma mulher com traços mais grossos, cabelos tambem ruivos porem nao tao longos; a mulher nao aparece de forma tao destacada como na obra 1, mas as duas procuram destacar a beleza da mulher de forma sensual e direta; a obra 2 possue mais cores quentes e é uma pintura mais moderna.
Marcos Cerutti
Mrcelo Braz
Felipe Rocha

rafa e bru disse...
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rafa e bru disse...
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rafa e bru disse...
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rafa e bru disse...

As pinturas de Botticelli são marcadas por um forte realismo, movimentos suaves e cores vivas, o que não é diferente nesta obra, “O Nascimento de Vênus”, que o pintor fez no ano de 1485 sendo considerada uma de suas obras mais famosas, na qual observamos a valorização das forças da natureza, facilmente visto quando a deusa emerge das aguás em uma concha com sensação de que esta sendo empurrada para a margem com a força dos ventos, no rio e nas árvores ao fundo, há ainda um manto bordado em flores e pintado na cor vermelha, provavelmente representando a paixão, ela está nua, com traços harmoniosos, as outras pessoas no quadro representam uma Hora, que são deusas das estações, ele ainda fez uso do realismo e um resgate da mitologia romana, sendo que na época a maioria dos quadros eram de temas católicos. Já Di Cavalcanti era um pintor que retratava a realidade social ao seu redor, gostava de desenhar o povo, as favelas e subúrbios, os boêmios e as prostitutas, suas telas também retratavam a alegria e o colorido de festas populares como o Carnaval, valorizando a arte brasileira. Mas eram as mulheres a principal fonte de inspiração do artista, quase sempre grandes e rechonchudas, muitas delas mulatas, sempre "soube revelar o rosado recôndito das mulatas", de lábios grossos e seios volumosos que exalavam sensualidade, esse é o modelo de beleza do autor, claramente observado em sua versão da tela onde percebemos que o objetivo do autor é ressaltar as formas e as própias mulheres, diferentemente de Botticelli. Todavia, observando as duas concepçoes de beleza de cada autor encontramos semelhanças no nú da deusa, no rio ao fundo e nas outras mulheres da obra.

Andreia dos Santos e Guilherme Santos 3 ano A Ensino Médio - Colégio Ceub - Brasilia, DF disse...

O grupo achou que a figura de vênus de Sandro Botticelli é magra com a cor da pele extremamente branca cabelos ruivos longos com sensação de movimento, está sobre uma conha sobre um mar límpido com alguns pássaros e arvores no fundo da pintura. As cores utilizadas são frias e detalhes quentes. Já a figura de Vênus de Di Cavalcanti tem um corpo mais avantajado tem cabelos ruivos e esta deitada no corpo de outras mulheres. O fundo da imagem tem um mar e o céu está nublado. Tem cores mais quentes do que fria
Andreia e Guilherme 3ºA

Mateus B. e Carolline Rossetto disse...

Mateus Baruci
Carolline Rossetto
3ºD

Tanto na obra de Sandro Botticelli quanto na obra de Di Cavalcanti a figura de Vênus encontra-se centralizada e todas as outras figuras humanas posicionam-se em função desta. As duas obras também apresentam a cena em ambiente externo no qual o mar é retratado. Na figura de Sandro Botticelli existem predominantemente elementos na vertical e o traços de brisas que propõem a idéia de movimentação, mesmo que suaves, ao contrário da Vênus de Di Cavalcanti que passa a idéia de calmaria por apresentar a figura principal na horinzontal.

Tiago, Jéssica e Eigy disse...

A obra feita por Sandro Botticelli foi encomendada por Lorenzo di Pierfrancesco para enfeitar sua imensa residência, essa obra renascentista expressa a crença na mitologia grega a respeito da deusa da beleza, Vênus. Já a obra feita por Di Cavalcanti representa o antropofagismo brasileiro, que absorve a cultura européia, e faz sua releitura na visão e estilo brasileiros. As duas obras assemelham-se no aspecto de fazerem referência a um tema em comum, terem um mesmo título e a não fugirem da crença da associação da deusa da beleza com a mulher. Porém, o surpreendente é que as semelhanças cessam por aí, destacando, desta forma, as diferenças entre obras que esperaria-se que fossem muitíssimos parecidas.
Primeiramente, tem-se a beleza de Vênus emergindo do límpido e calmo mar sob uma concha, seus longos cabelos avermelhados, suas vergonhas sendo tampadas pela mesma de forma delicada e sutil, a interpretação que se tem é que a valiosidade, a beleza, a perfeição, a cor clara da deusa é como uma delicada pérola. Neste quadro, Vênus é divinizada, os anjos estão ao seu redor. As cores escolhidas são claras, com traços leves, e expressões tranquilas, passando o sentimento de serenidade. Uma obra reconhecida mundialmente, que consagra Sandro Botticelli ao pôr na tela a altivez e elegância da Europa.
No segundo quadro, o artista brasileiro Di Cavalcanti acaba de voltar de uma viagem feita à Europa, seus pensamentos estão a mil, e decide então fazer uma releitura do quadro “O Nascimento de Vênus” à moda brasileira. Sua obra difere-se bastante da original, segundo Cavalcanti, a deusa da beleza brasileira, não segue os preceitos de magreza e elegância européia, ela deixa de ser divina e assemelha-se as mulatas brasileiras bem encorpadas. O mar está ao fundo da cena, e sua frente, as mulatas têm em seus braços Vênus, que agora possui cabelos curtos e ainda avermelhados, suas vergonhas estão sendo tampadas por suas mãos grandes e sem delicadeza. As cores utilizadas pelo pintor são quentes e fortes, com traços marcados e expressões de tristeza e solidariedade. Di mostra que a deusa da beleza brasileira traz em si a realidade de seu país, ela não demonstra elegância, superficialidade e sutilidade, mas a diversidade cultural, rudez, força e a garra que toda a brasileira tem de lutar pela sua sobrevivência e por seus sonhos.

Jéssica, Tiago e Eigy - 3º C

cleber/nayara/akira disse...

Tá na blog!
http://colegioceub3cano2008.blogspot.com/

valeu!

3º C disse...

na primeira obra, que a de vênus, podemos perceber que os traços são mais finos, delicados e suaves.
já na segunda, os traços são mais pesados com uma imagem mais forte.
na primeira, o autor tem uma idéia de vênus, que é surreal. na outra, o pintor leva para o lado da realidade

João Victor disse...

Vemos que há semelhança entre as duas, porém, não são semelhanças fisicas, e sim, no estilo de pintura utilizado. Ambas têm uma mulher como figura principal, mas uma é rica em beleza e sensualidade e a outra já é totalmente ao contrário. Vemos também a diferença nas cores, pois a figura de Sandro Boticelli, foi uilizado cores frias, pra demonstrar sensibilidade e na de Di Cavalcanti foi utilizado cores quentes, pois há uma diferença entre as mulheres.

João Victor, João Felipe e Paulo Eduardo 3º C

3º C disse...

A obra 'O Nascimento de Vênus' pintada por Sandro Botticeli
é caracterizada pela sua delicadeza demonstrada pelas cores claras e linhas
finas e suaves, basicamente peça suavidade da obra. Analisando a Vênus que emerge das águas
sobre uma concha empurrada para a margem pelos Ventos D'oeste, símbolos das paixões espirituais, pecebemos que o autor tinha
uma idéia do amor como sendo algo belo e adorado,utiliza esse amor como algo surreal, assim como na obra de Di Cavalcanti que utilizando cores mais fortes e linhas mais grossas
retrata a mesma Vênus.'


Kamilla,
Rachel,
Raquel e
Uriel

Landy Art disse...
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Camila , Lorrayne e Maurício disse...

Na primeira imagem,O nascimento de Vênus de Sandro Botticelli, Vênus é representada com um corpo escultural,cores frias e idéia de movimento por meio das linhas curvas, já na imagem de Di Cavalcanti Vênus é representada com um corpo com formas mais salientes,ventre protuberante com uso de cores quentes, representando o ideal de beleza de sua época, mostrando assim a diferença no ideal de beleza de cada época.

Camila
Lorrayne
Maurício - 3º B

Danilo Ferreira disse...

Na primeira obra, os traços são mais suaves, porém com cores mais vivas.Suas linhas trazem a sensação de movimento. Já na segunda obra, o artista utiliza cores mais escuras e traços mais fortes. Nas duas obras, podemos observar que os artistas têm a intenção de mostrar a sensualidade feminina. Em ambas as obras, percebemos a utilização da natureza como plano de fundo que nos remete tranquilidade, paz e harmonia.

Antropofagia 3º B:

-Danilo
-Anderson Gabriel
-Lucas de Oliveira Damascena

titali disse...

A figura de Vênus na primeira obra é retratada de forma em pé, sobre um concha; ela está centralizada. Ele tem objetivo de mostrar um nascimento, assim como na realidade os bebes nascem nús, na imagem mostra um nascimento de uma deusa, por isso também está nua tapando suas partes intimas.
Na segunda obra a figura de Vênus já não está mais centralizada, e não se encontra mais em pé, e sim deitada sobre o colo de uma mulher, com duas pessoas ao redor. As cores desta obra são mais quentes em relação a primeira, por ser retratada em um lugar tropicalista e ter um aspecto mais brasileiro. A outra é retratada como um ícone de beleza, mas também apresenta 3 personagens em volta de Vênus.
As duas estão na praia, um lugar calmo transmitindo serenidade.

Cristina Battirola Vasconcelos
Lilian Patricia Costa
Thayanne dos Santos
turma: 3B

Advogada Criativa disse...

As semelhanças que podemos perceber nas duas obras: há 4 pessoas em cada obra, observa-se o mar ao fundo,a linha do horizonte é definido,somente vênus encontra-se nua, a figura central das duas obras é Vênus sendo que ela é ruiva e branca e o destaque de ambas as obras é a beleza da mulher. As diferenças que podemos reparar: Botticelli usa traços finos e delicados para retratar Vênus e os anjos, além de cores frias, típico de obras de caráter renascentista. Já Di Cavalcanti usa traços grossos, lábios carnudos e seios fartos para retratar as mulheres, além de utilizar cores quentes que realçam a sensualidade da mulher. Esta obra é de caráter mdoernista e possui um impacto maior provocada pelos traços abrasileirados. Observa-se também que nessa obra,fora Vênus, todas as mulheres são negras.

Alessandra e Márcia, 3C

Teraus disse...

A Vênus de Sandro Boticelli segue os padrões de beleza renascentistas, ou seja, as figuras humanas possuem o corpo magro, curvas delineadas, e a anatomia humana é retratada de forma fiel. Os seres que acompanham Vênus são mitológicos, uma Hora(deusa das estações) entrega-lhe um manto, e Zéfiro, o vento do oeste, a empurra para a margem.
Na Vênus de Di Cavalcanti, as figuras humanas são mais gordas e os traços são mais simples, mostrando a sua concepção de beleza. Em vez de criaturas míticas, Vênus é acudida por mulheres comuns, em sua maioria mulatas.
Em ambas as obras, Vênus é retratada como uma mulher ruiva e o ambiente é semelhante, a praia.

Anna Luiza, Juliana Benez e Maria Carolina Lara 3ºB disse...

“O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli mostra, com certo lirismo, o nascimento da deusa Vênus, simbolizando o surgimento de determinados ideais/padrões de beleza. É uma obra pertencente ao movimento artístico renascentista, seguindo padrões mais clássicos da arte. Nela, são encontradas quatro personagens, ao centro e em pé sobre uma concha está a deusa, do lado direito uma mulher, Flora, e do lado esquerdo as outras duas. Suas personagens têm corpos esbeltos, pele e cabelos claros, padrão de beleza referente aos padrões europeus, italianos da época. Botticelli dá à Vênus, através de suas linhas e da luminosidade da tela, um ar angelical, assim como às pessoas a sua esquerda que recebem asas. Ao fundo existe uma paisagem tranqüila, o mar calmo, o céu claro, dando um ar de paz e serenidade. Encontram-se em um lugar amplo e espaçoso. O artista usou, predominantemente, cores frias, que ajudam a transmitir esses sentimentos de paz. Também é percebida a linha do horizonte, técnica usada para dar a impressão de ser uma imagem em três dimensões, e torná-la mais realista. Já o “O Nascimento de Vênus” de DiCavalcanti, é uma obra moderna, que dispensa moldes clássicos da arte. Assim como na tela de Botticelli, existem quatro personagens, porém as três personagens secundárias estão sentadas e encontram-se em lados opostos, tendo Vênus deitada em cima de um lençol que substitui a concha que está sobre suas pernas. DiCavalcanti segue padrões de beleza mais brasileiros, como a cor da pele mais escuro, com exceção à da Vênus; e os cabelos mais escuros; as mulheres também possuem corpos mais rechonchudos, corpulentos, redondos, lábios grossos, seios grandes, características da arte moderna, de quebra de padrões; utilizou o impressionismo, simbolismo e o expressionismo, características do pintor. Isso nos remete a ideais de beleza distintos do primeiro quadro. Ao fundo o mar está mais movimentado assim como suas cores são mais escuras, o que dá a sensação de agitação. Essa agitação também é passada através das cores quentes usadas pelo artista na composição. A linha do horizonte também foi usada nessa obra.

Juliana, Anna Luiza e Maria Carolina Lara - 3ºB

Anônimo disse...

O Nascimento de Vênus é uma pintura de Sandro Botticelli.A pintura representa a deusa Vênus emergindo do mar como mulher adulta, conforme descrito na mitologia grega. No quadro, a deusa clássica Vênus emerge das águas em uma concha, sendo empurrada para a margem pelos ventos do oeste, símbolos das paixões espirituais Apresenta-se de forma similar a antigas estátuas de mármore, esguia e com longos membros e traços harmoniosos.A anatomia da Vênus, assim como vários outros detalhes menores, não revela o estrito realismo clássico. O pescoço é irrealisticamente longo e o ombro esquerdo posiciona-se em ângulo anatomicamente improvável. A pose da Vênus de Botticelli remete à "Vênus de Medici", uma escultura de mármore da antigüidade clássica que integrava a coleção dos Médici e que Botticelli teve oportunidade de estudar.
Já Di Cavalcanti, um pintor que retratava a realidade social ao seu redor e gostava de desenhar o povo, as favelas e subúrbios, os boêmios e as prostitutas.. Mas eram as mulheres a principal fonte de inspiração do artista. Seja nos retratos de suas esposas, da filha Elisabeth, ou ainda em quadros como Nascimento de Vênus, de 1940, Não eram figuras delicadas e delgadas, mas quase sempre grandes e rechonchudas muitas delas mulatas de lábios grossos e seios volumosos que exalavam sensualidade.
É possível perceber varias semelhanças nas duas obras, e a centralização usada pelo os dois artistas é uma delas, ambas mostram uma bela mulher, uma ‘deusa’. Encontram-se também algumas diferenças, na obra de Di Cavalcanti a mulher possui um corpo mais robusto, um tom de pele mais escuro, podendo compará-la com uma verdadeira mulata. Já na obra de Botticelli os traços femininos são mais finos,e mais magra,a pele é clara,há uma delicadeza,uma serenidade.As cores utilizadas na obra Di Cavalcante são mais fortes,já Botticelli prefere utilizar cores mais claras sem muita intensidade,para causar um ar angelical de leveza e calma.

Ayla,Rachel Joffilly e Andre Luí
3'B

Anônimo disse...
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Thiago Alves, Guilherme Resende, Matheus Cosseti, Rafael César disse...

O Nascimento de Vênus” de Botticelli foi pintada durante o período renascentista. Nela, Vênus aparece nua ao centro, com físico esbelto, cabelos ruivos e compridos, possuindo tons e contornos suaves sugerindo delicadeza e leveza. As pessoas a sua volta sugerem idéia de movimento.

Já na obra de Di Cavalcanti, feita no período modernista, há a representação da Vênus com um físico rotundo, assim como as mulheres a sua volta. Possue tons mais fortes, sugerindo um clima mais pesado e melancólico, estático.

Ambas as obras apresentam o horizonte ao fundo, Vênus ao centro e outras personagens à sua volta. Ambas as obras também têm como característica o modelo de beleza feminina e estética registrado, de suas respectivas épocas o que nos faz perceber as mudanças culturais e socias ocorridas através dos anos

POP ART disse...

Sandro Botticelli mostra a Vênus como uma mulher esbelta,com uma certa perfeição corporal,além de seus cabelos com largas ondas que ela usa para cobrir uma parte de seu corpo,o rosto é caracterizado por seu aspecto jovem,trazendo uma delicadeza em seus traços.Com relação aos elementos secundários da obra,estão todos admirando a imagem central,tendo o contraste de cores e o uso de diferentes tipos de linhas,trazendo com isso a postura dos personagens.Já a obra de Di Cavalcanti mostra Vênus como uma mulher com características mais marcantes,devido ao seu peso,ao modo como ela está posicionada na tela,o cabelo,apesar da tonalidade parecida com a de Sandro,tem um comprimento menor e parece nao ter o mesmo brilho,seu rosto com linhas dando características arrendondas mostra uma mulher mai madura,as pessoas que a rodeiam tentam ajuda-la,consola-la de algo,o pintor procura usar cores escuras para demonstrar uma certa melancolia.

Marcela
Natalia Araujo
Sara
3°B

Unknown disse...

O Nascimento de Vênus é uma pintura de Sandro Botticelli em que o a representação da Deusa Vênus apresenta-se de uma forma esguia, com longos membros,longos cabelos ruivos e traços harmoniosos. A obra chama a atenção principalmente para o centro da obra em que a Deusa Vênus sai de uma concha e é empurrada pelos ventos do oeste, representado por um homem, e coberta por uma Hora (Horas eram as deusas das estações), com um manto bordado de flores. A Sensualidade e o Paganismo (pois naquela época os temas das obras eram sobre a igreja católica) são temas abordados por Sandro Botticelli.
A tela Nascimento de Vênus, de 1940, foi desenvolvida durante a estadia de Di Cavalcanti na fazenda de sua amiga Tarsila do Amaral retrata uma mulata curvilínea, com traços mais redondos típicos da mulher brasileira e possui uma paisagem ao fundo muito parecida com as praias brasileiras.
Nas duas Obras percebe-se a intenção dos autores em demonstrar sensualidade e passar tranqüilidade ao observador das obras.

Marcelo e Frederick 3ºD

3º D disse...

Na obra O Nascimento de Vênus, de Sandro Botticelli a deusa clássica Vênus emerge das águas em uma concha e é apresentada com um tipo físico magro, ruiva e com anjos em sua volta. Os traços são harmoniosOs, as linhas simétricas e as cores são frias.
Na versão de Di Cavalcanti a DeusA aparece com um tipo físico gordo, aparenta estar triste, é branca tida como o centro da pintura já que o objetivo do pintor foi destaca-lá e para isso pintou as outras pessoas com uma cor negra. Diferentemente da obra original onde a Deusa parece estar resurgindo está parece ter sido salva. São utilizadas cores frias e quentes.

Amanda,luisa,kamila e Juliana disse...

O quadro de Di Cavalcanti é de uma época onde a concepção de beleza estava nas mulheres mais abastadas e era ligada a um belo gesto de amor , a fertilidade e esssas mulheres eram muito respeitadas e valorizadas por esse dote e outros.Já no quadro de quadro de Sandro Botticelli, a beleza se mostra em mulheres delgadas(magras).Em ambas a beleza é mostrada também na natureza ao fundo, mas no quadro de Botticelli há uma maior abrangência da natureza.
Luísa Lima-3°"D"

bloggerart_dicavalcanti disse...

os quadros tem varios elementos iguais .
como :
a cor do cabelo
o cenario
as bajulaçoes
a finalidade de mostrar a mesma ideia.
as personagens estao nuas

maix há tambem varios elementos diferentes como:
que no quadro 1
* todos os personagens sao magros e anjos
ja no quadro2
*as mulheres sao todas gordas
*com cabelos aparentemente curtos.

o quadro numero 1 eh maix delicado mostra um nu artistico leve com cores frias .
ja o quadro 2 eh pesado as cores sao maix quentes .

KAMILA Dias 3ºD

Alexandre disse...

Ambos os quadros representam a mesma cena e ambos passam ideia da sensualidade feminina. É fácil perceber a diferenã de belezas, para Botticelli a beleza e a sensualidade devem ser representadas com personagens magros e de cabelos bem longos e de pele branca, já para Cavalcanti a beleza e a sensualidade estão no exagerado, em mulheres gordas de cor de pele diferente.
Ambas as obras possuem quatro personagens, uma paisagem tranquila e no centro do quadro a imagem de Vênus (mulher ruiva) sem roupa.


~ 3ºD ~
Alexandre
Emília
Roberto

Amanda,luisa,kamila e Juliana disse...

Ambos os quadros possuem personagens nus e mesma paisagem (uma praia ao fundo). A diferença é que no primeiro quadro as silhuetas são esbeltas e no de baixo não. São usadas cores parecidas nos dois quadros.
Amanda, Luísa e Juliana 3° D

Anônimo disse...

“O Nascimento de Vênus” nas versões de Sandro Botticelli e de Di Cavalcanti.
Em ambas as obras os autores expressam a beleza de Vênus, a deusa da beleza, porém, os conceitos dos artistas são diferenciados. Podemos perceber que Vênus apresenta-se despedida em ambos os quadros e ao seu redor estão pessoas que parecem contemplar sua beleza.
Sandro Botticelli colocou sua Vênus em pé, brotando de uma concha, para dar a idéia de nascimento, e as outras pessoas que a cercam, que também possuem características de deuses, além de estarem admirando a deusa da beleza, parecem ter cooperado para seu nascimento, com um sopro de vida, por exemplo. O padrão de beleza demonstrado por Botticelli foi o de uma mulher branca, magra, de cabelos ruivos, ondulados e longos.
Já Di Cavalcanti mostra o nascimento de Vênus de outra maneira. A deusa encontra-se deitada em um lugar próximo ao mar e enrolada em um tipo de pano, o que nos leva a entender que ela foi carregada do mar para a terra por essas pessoas que a cercam. O padrão de beleza demonstrado por Cavalcanti foi o de uma mulher clara, fofinha e de cabelos ruivos e curtos.
Vivianne, Andressa e Elza
3º A

Joao e Angel disse...

“Nascimento de Vênus” de Botticelli, é uma pintura renascentista, nessa obra Vênus é representada por traços finos e suaves, cores frias e claras, e foi dada uma idéia de movimento por meio das linhas curvas. Já na segunda obra, Di Cavalcanti Vênus, foram utilizadas traços bem mais grossos, cores mais quentes e escuras. Para dar um destaque maior em Vênus o pintor diversifica cada mulher, onde Vênus é bem branca, a outra mulher é negra, a outra morena e etc. Em ambas as obras o pintor procurou representar o ideal de beleza de sua época.